Imprima em 3D a sua prancha de Surf! January 27 2015

Começando já a ser difícil encontrar algo que a comunidade ainda não tenha sido criado recorrendo a uma impressora 3D, hoje trazemos, da Austrália, uma historia especial.

 

Tendo surgido de uma conversa entre pai e filho, durante o pequeno almoço, este projeto teve como inspiração, as pequenas pranchas de modelo penduradas na parede de casa como decoração.

O desafio, foi então o de criar uma prancha com recurso integral a uma Impressora 3D, e felizmente, documentado no Blog “Hobbies of a Bogue Rat”.

A prancha conseguida como resultado final, levou um ano a criar, e é classificado por Jody Roth (o pai), como medíocre, mas calma! Como o próprio diz, para algo que nunca foi criado antes, atingir tal classificação em uma primeira tentativa é algo de muito bom! Caso prentenda melhorar o conseguido por estes dois criativos, os modelos STL estão disponíveis para download aqui.

Passando então a aventura em si! A primeira fase passou, pela analise de modelos disponibilizados no programa open source, Board Cad, programa este que ajuda os criativos do mundo do surf, a modelar digitalmente as suas próprias pranchas, a forma final da prancha, em STL estava criada. Em seguida, como não seria possível imprimir a prancha no tamanho pretendido de uma só vez foi utilizado o conversor netfabb Studio Basic, para separar o modelo final em 9 partes com dimensão adequada a impressora que tinham disponível.

Estando os mais importantes passos dados, a etapa seguinte, foi a de, imprimir! Para verificarem que tudo o que tinham modelado digitalmente estava ok, a dupla decidiu imprimir um modelo com 1/3 do tamanho final para testar. As 9 partes foram impressas e coladas entre si utilizando cola acrílica, e até utilizaram fibra de vidro para finalizar! 

 

               

Estando concluído o processo de prototipagem, pai e filho, partiram para a o processo final, o de imprimir e montar uma prancha de tamanho real!

Cada uma das peças da prancha em tamanho real demoraram várias horas de impressão, tendo depois sido coladas entre si utilizando o mesmo processo que tinham utilizado para o prototipo! As quilhas, foram também impressas em impressora 3D e tratadas para obter a resistência necessária as solicitações que iriam enfrentar.

 

            

A forma final:

 

 

 

A fase de tratamento superficial:

 

 

                

Visitem e fiquem a conhecer melhor este projeto!